Contém Spoilers
Um amor para recordar foi um dos primeiros livros de romance com aquela pitada de drama que li, e como qualquer outro leitor que já tenha parado um pouco do seu dia para ler este livro, se apaixonou perdidamente pela obra. Quando eu assisti o filme, já tinha uma boa ideia do que iria acontecer no final e pensei que estaria apenas revivendo aquela sena, e relembrando como foi triste ler o final do livro. Mas o que aconteceu foi totalmente diferente.
Um amor para recordar não aborda apenas o tema de dois jovens que se encontraram por algum acaso e por ironia do destino não podem ficar juntos. Este livro me emocionou de uma forma que nenhum outro antes conseguiu, ele aborda assuntos que pode acontecer no nosso dia a dia, desde o relacionamento com sua família até o momento de sua morte.
Através da narrativa de Landon Carver conhecemos Jamie, uma linda e doce garota que tinha os olhos azuis mais lindos do mundo e com um coração de ouro, com uma compreensão que muitas vezes a tornava mais adulta do que sua idade dizia.
Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era em 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas, e sempre dizia que já havia se apaixonado antes. Certamente ele nunca havia pensado que algum dia iria se apaixonar por Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A garota quieta que sempre levava consigo uma bíblia entre seus materiais escolares. Jamie sempre pareceu contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum garoto antes havia convidado ela para sair, ou ir ao baile da escola, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.
Landon sabia que Jamie guardava algo muito triste do qual não queria compartilhar com ele, e quando descobriu que Jamie tinha leucemia ficou sem compreender porque isso estava acontecendo, pois eles se amavam e tudo parecia está tão perfeito. Quando o estado de saúde de Jamie se agrava, Landon decide realizar um antigo sonho da garota, que era ver um cometa que estava passando; ele, então, junta esforços para construir um telescópio para juntos verem a passagem do cometa. Como ela já havia contado que seu maior sonho era se casar de vestido branco na mesma igreja que sua mãe e seu pai haviam se casado, Landon aproveita o momento da passagem do cometa para pedi-la em casamento. Eles vivem felizes o verão inteiro, até o dia do falecimento de Jamie.
Landon, já sem sua amada, vai para outra cidade fazer faculdade, e depois de alguns anos volta a sua cidade para entregar ao pai de Jamie o diário da falecida esposa do pastor, que estava com ele após a morte de Jamie.
A principal mensagem do livro é a de que, mesmo Jamie tendo partido tão precocemente deste mundo, ela presenciou um pequeno milagre: a transformação de Landon, que era um adolescente irresponsável, sem metas e mal-educado, em um rapaz brilhante e querido.
Se você assistiu apenas o filme e gostou, eu tenho certeza que achará o livro maravilhoso. Eu chorei, muito e muito, o livro é simplesmente perfeito; ele é romântico e dramático na medida certa. Com total certeza "Um amor para recordar" é um dos livros mais lindos que eu já li em toda minha vida.
Existe mais um milhão de coisas que eu gostaria de falar sobre este livro, mas a resenha ficaria muito grande.
Nicholas Spark é simplesmente maravilhoso. A forma que ele escreve, não somente está história, é coisa de outro mundo. Se você está a procura de uma história para se lembrar até o dia de sua morte, eu lhe apresento este livro, eu super recomendo ele. Leia quando tiver a oportunidade, eu tenho certeza que ele vai mexer com você, do mesmo jeito que mexeu comigo.
Este livro é realmente, Um amor para recordar.
Gabriella Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário